Audiência pública discute proibição de fogos para proteger animais e idosos

O projeto de lei visa acabar com estampido dos fogos de artifício em eventos de Ilhabela
Objetivo do projeto é proteger animais doméstico e silvestres (Foto: Divulgação)

A Câmara de Ilhabela promove audiência pública na próxima quinta-feira (6), às 18h30, para debater a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido no município. 

O objetivo da ação é proteger não apenas seres humanos, especialmente idosos e enfermos, mas também animais domésticos e selvagens, que podem sofrer diversas avarias com o barulho, que pode chegar a 120 decibeis.

A alternativa apresentada no projeto, proposto pela vereadora Maria Salete Magalhães (PSB), é de que os fogos com estampido sejam substituídos por fogos silenciosos que possuem além da ausência do barulho uma redução de metais pesados lançados na atmosfera por conta da queima gradativa.

Além dos malefícios do barulho, os fogos de artifício com estampido também causam impacto ao meio ambiente, pois liberam várias substâncias tóxicas no ar, sendo que por esse motivo, países europeus e cidades americanas, além de alguns estados brasileiros, já proibiram o uso desses artefatos.

Durante a audiência pública a população poderá conhecer mais da proposta e colaborar com sugestões ao projeto.

Serviço

Data: 6 de abril (quinta-feira)
Hora: 18h30
Local: Novo prédio da Câmara Municipal - Av. Dona Germana, 85, Vila

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário