Chuvas fortes deixam Caraguatatuba debaixo d´água

A forte chuva que caiu durante a madrugada desta quarta-feira (15/3) deixou Caraguatatuba embaixo d’água. Foram cerca de 160 milímetros de chuva em apenas uma hora e houve deslizamentos de terra no Morro Santo Antonio, na rodovia dos Tamoios, no bairro Cantagalo. A região sul e a área central foram as mais afetadas. Aulas foram suspensas em escolas atingidas pela água e moradores viraram a noite tirando água e lama de dentro de casa.

A rodovia dos Tamoios está interditada desde as 5h da manhã, após um escorregamento de terra na altura do km 79. Os dois trechos da pista estão fechados para limpeza. A previsão de liberação é após o meio-dia. Em casos de emergência, a Concessionária Tamoios fará a liberação para ambulâncias.

Rua do Gaivotas alagada (Foto: Divulgação)

Vera Cabral Simões é moradora no Jardim das Gaivotas e viu a água subir durante a madrugada e a rua ficar toda alagada. “Aqui estamos ilhados, ninguém entra nem sai, a não ser que queira arrisca perder o carro. Escolas nem pensar, serra interditada, sentido Ubatuba também. Precisamos de ajuda e vamos torcer pra não vir mais uma chuva dessas. Dá medo”, afirmou ela.

A Defesa Civil de Caraguatatuba está em estado de atenção por conta das chuvas que atingiram a cidade. No acumulado dos três dias, o índice pluviométrico é de 186 milímetros.

Pelo menos 10 famílias estão sendo removidas para o Centro Esportivo Municipal e são assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Não há registro de vítimas.
Ainda conforme a administração municipal, várias equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando na desobstrução de vias e rios para escoamento da água desde 1 hora da madrugada.

Três equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão de plantão e junto com a Defesa Civil estão atendendo aos afetados pelas chuvas desde a madrugada.

Segundo a Secretaria de Educação, várias escolas tiveram as aulas suspensas nos bairros Jaraguazinho, Gaivotas, Cantagalo, Poiares, Pegorelli, Jetuba, Casa Branca, Olaria, Massaguaçu e Tinga.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o acesso dos Postos de Saúde do Jetuba e Morro do Algodão está com problemas. Os postos dos bairros Casa Branca e Centro estão alagados. O CAPS Centro está com vazamentos e o atendimento foi interrompido.

Muitos funcionários de diversos setores não conseguiram chegar ao trabalho e o atendimento está prejudicado. Alguns médicos não conseguiram chegar para atendimento, mas a Secretaria de Saúde está colocando plantonistas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

As empresas concessionárias Bandeirante Energia, Caraguá Luz e Sabesp foram acionadas para atendimento em locais onde há ocorrências de falta de água e luz. A empresa Praiamar Transportes teve de interromper algumas linhas por conta de problemas nas vias. Sistemas de telefonia continuam com problemas.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, estava em Brasília participando de reuniões, mas desmarcou algumas delas para retornar imediatamente para a cidade e acompanhar o apoio das famílias.

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba informa que devido às fortes chuvas algumas unidades de oficinas culturais podem ficar sem atendimento. Muitos monitores estão com dificuldades para chegar aos prédios por conta da falta de ônibus.

Em casos de emergências, a população deve ligar para a Defesa Civil no 199. Em casos de ruas alagadas e obstruídas, a população pode entrar em contato no (12) 3897-5650. Os pedidos serão encaminhados para as equipes da Secretaria de Serviços Públicos.

O Fundo Social de Solidariedade já está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza neste primeiro momento. Todo o material pode ser encaminhado para todas as secretarias municipais, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Caraguá Praia Shopping, Fundacc e igrejas católicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *