Ubatuba orienta viajantes a tomarem vacina contra febre amarela

Em função das suspeitas de casos de febre amarela na cidade de Ladainha (MG), a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Saúde, está orientando a população que viaja para regiões onde há circulação do vírus da febre amarela a tomar a vacina específica. A imunização deverá ocorrer 10 dias antes da viagem.

De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Cacciatore, não há necessidade de vacinação para todas as pessoas. “Nossa região não é endêmica, portanto, a vacina só é recomendada para quem se deslocar para esses locais”, explicou o secretário.

Quem tiver a necessidade de receber a vacina deverá entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de seu bairro. “Fazemos um agendamento e a pessoa recebe a vacina em até dois dias, já que cada ampola vem com cinco doses e depois de aberta deverá ser aplicada até no máximo em 4 horas”, explicou Cacciatore.

A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba distribuirá cartazes pela rodoviária localizada na rua Thomaz Galhardo, por onde chegam e partem ônibus para Ladainha.  A partir desta segunda-feira (16/1) três agentes de controle de endemias da Vigilância estarão presentes no local orientando os viajantes durante o horário comercial.

“Temos muitos amigos aqui que são de Ladainha. Queremos nesse momento prestar nossa solidariedade ao município e ao prefeito Walid, colocando Ubatuba à disposição para ajudar. Nossa secretaria de Saúde já adotou medidas preventivas e de orientação”, esclareceu o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD).

A febre amarela
É uma doença infecciosa causada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos, podendo levar à morte. Os sintomas são parecidos com o da dengue, com febre alta e dores pelo corpo. Uma pessoa não transmite a febre amarela diretamente para outra.

A transmissão só ocorre quando um mosquito pica uma pessoa infectada e pica um indivíduo que nunca teve a doença e ainda não tenha sido vacinado. Os mosquitos transmissores são Aedes aegypti (febre amarela urbana) e Haemagogus e Sabethes (febre amarela silvestre).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *