FOTO EM FOCO: Dia do Fotógrafo


Quase passou batido: comemorou-se o dia do fotógrafo, 8 de janeiro. Postagens do Facebook são pródigas em celebrar o calendário. Nesse dia, uma, particularmente, chamou a atenção:

"Estou pouco me lixando para o "Dia do Fotógrafo". Você aê fotógrafo profissa, quantos clientes tem te pago o que você realmente vale? Paga a facul? A pós? Os workshops, eventos, livros, assinaturas online, softwares, equipamentos? Paga o tempo que você gasta se atualizando, se informando? Paga o troca-troca de câmeras e lentes todos os anos? Sobra pra sustentar sua casa com dignidade? Não?! Então se liga, estamos em extinção."

Quem a postou foi Clicio Barroso Filho. Para os familiarizados com o meio fotográfico, esse nome dispensa apresentações. Habita o Olimpo dos Fotógrafos Brasileiros Consagrados. Se ele então, pensa assim, o que seria dos demais fotógrafos que ninguém vê, que ninguém compra, que ninguém elogia?

Porém, antes de lacrimejar, calha ler outra postagem do mesmo Clicio: "É muito mais fácil viver da fotografia que viver de fotografia."

A Foto em Foco concorda e humildemente gostaria de acrescentar que, além de mais fácil, é muito melhor. Melhor viver pelo amor à fotografia, criando inspirado por ele, animado por ele. Tendo, infelizmente, a consciência de que depender da fotografia para viver, para pagar as contas do dia a dia, é sujeitar-se ao exercício inseguro de um ofício que no futuro talvez nem exista.

Em homenagem a alguns fotógrafos da região, é feita esta Foto em Foco. Tem muita gente boa por aqui e elencar todo mundo não daria. Vamos ficar com estes que acabam por representar todos que pensam que mais vale viver da fotografia que viver de fotografia.
Vamos nomeá-los: Artur, Edivaldo Nascimento, Eduardo Marinho, Mané, Marcus e Ronald.


Por Márcio Pannunzio













*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com


  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário