Semana de Saúde Mental promove ações de conscientização

"Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos" é o tema do evento que acontece em Caraguá

Munícipes de Caraguatatuba poderão conferir diversas atividades voltadas à conscientização contra barreiras na área da inclusão social do portador de sofrimento psíquico a partir desta terça-feira (11) até 14 de outubro. As atividades serão promovidas em menção a Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, cujo tema este ano é "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos". 

Na terça-feira (11), haverá uma roda de conversa com a equipe técnica da unidade dentro da temática “Desafios e obstáculos no cotidiano dos portadores de sofrimento psíquico”, que também será ministrada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II às 9h. Já na quinta-feira (13), a equipe fala sobre educação em saúde mental com foco no tema “Mitos e Verdades sobre a doença invisível”.

Na sexta-feira (14), a secretaria de Saúde promove caminhada em prol da quebra de obstáculos no cotidiano destes pacientes. A saída será no Caps II, às 11h30, com chegada na Praça Cândido Mota. Após a caminhada, uma palestra sobre “Barreiras X Inclusão Social dos Portadores de Sofrimento Psíquico”, será ministrada pela enfermeira e articuladora do Caps de Ubatuba, Maria Emília Pimentel Samirsla. 

De acordo com a coordenadora do Caps II de Caraguatatuba, Cecília de Oliveira Piauí, a semana tem como objetivo chamar a atenção pública para a importância da saúde mental global. “Queremos identificá-la como uma causa comum a todos os povos, que ultrapassa barreiras nacionais, culturais, políticas e sócio-econômicas”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças mentais e, particularmente a depressão, são os fatores de maior risco de suicídio, atualmente, no mundo. Para a OMS, a saúde mental é uma prioridade, que não é estritamente um problema de saúde, mas também social.

Serviço

Centro de Atenção Psicossocial (Caps II)
Av: Rio de Janeiro, 396 – Jardim Primavera (em frente ao IML)
Telefone: 3886-1201/1284

Colégio Tableau
Av. Dr. Artur Costa Filho, 1447 – Sumaré
Telefone: (12) 3882-1023
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário