Festival de cinema tem filmes premiados de animação e oficinas em Caraguá

A 4ª edição do Curta Caraguá acontece durante todo o mês de setembro
As exibições acontecem na videoteca municipal (Foto: Divulgação)

A 4ª edição do Curta Caraguá – Festival de Cinema começa no mês de setembro, com mostras de filmes, oficinas audiovisuais e encontros com a animadora Rosana Urbes, no dia 2, às 10h, 15h e 20h, na Videoteca Lúcio Braun, para as mostras dos filmes e bate-papo com o público. Estão previstas as mostras dos filmes premiados “Guida”, de Rosana Urbes, e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu – animação indicada ao Oscar 2016, assim como a apresentação dos filmes inscritos no festival. 

No dia 3/9, o festival recebe Ralph Friedericks, cineasta do MIS – Museu da Imagem e do Som/Pontos MIS, com a oficina “Vídeo de Bolso com Celular”, das 15h às 19h, também na Videoteca Lúcio Braun. Desde a ideia inicial, passando por um pequeno roteiro, produção e filmagem até uma rápida edição, os participantes aprenderão na prática a realizar um pequeno vídeo com as câmeras que estão nos seus bolsos: os celulares. Os curtas realizados serão postados nos canais de exibição da internet. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Fundacc, até o dia 2 de setembro.

Nos dias 5, 6, 8 e 9/9, o evento prevê a oficina de stop motion com o fotógrafo Fernando Fernandes, das 19h às 22h, na Videoteca. A oficina visa capacitar o aluno a realizar com boa qualidade a fotografia de filmes stop motion utilizando materiais de baixo custo, conceitos, planos, cortes e enquadramentos, storyboard, montagem de cenários, iluminação, improvisando um estúdio com materiais domésticos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Fundacc até o dia 2 de setembro.


Outra ação integrante do Curta Caraguá é a presença do “Cinesolar – Arte, Sustentabilidade e Cinema Itinerante” que percorrerá escolas e praças da cidade até o fim do mês. O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar - para realizar exibições de filmes, unindo arte, sustentabilidade e cinema. Com sua estrutura autossuficiente, serão realizadas exibição de curtas-metragens com temática ambiental e energias renováveis e longas-metragens brasileiros de sucesso. O projeto é da Brazucah Produções com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen.


O evento é uma realização da Fundacc, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A Fundacc está localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3897.5661.


Programação


Dia 2/9 – sexta-feira – às 10h, 15h e 20h – Videoteca Lúcio Braun
Mostra 2016 e Vencedores 2015; Sessão Animação: “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, e “Guida”, de Rosana Urbes; e bate-papo com Rosana Urbes. Não é necessário realizar inscrição. Classificação: Livre.

Dia 3/9 – sábado – das 15h às 19h – Videoteca Lúcio Braun
Oficina Pontos MIS “Vídeo de Bolso com Celular” com Ralph Friedericks
Inscrições: De 17/8 a 2/9 na sede da Fundacc
O objetivo é mostrar que o celular pode também ser uma ferramenta de comunicação audiovisual para produzir imagens em movimento.
Inscrições: Sede da Fundacc, até o dia 2/9. Classificação: 8 anos.

Dias 5, 6, 8 e 9/9 – das 19h às 22h – Videoteca Lúcio Braun
Oficina de Stop Motion com Fernando Fernandes
Inscrições: De 17/8 a 2/9 na sede da Fundacc
Uma técnica de animação foto a foto (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina fotográfica e um computador para produção de um vídeo de animação stop motion.
Inscrições: Sede da Fundacc, até o dia 2/9. Classificação: 8 anos.

Cinema Itinerante em escolas e praças durante setembro
Cinesolar: Arte, Sustentabilidade e Cinema


Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário