Mapa inédito reúne 87 atrativos turísticos do Litoral Norte

Levantamento foca no turismo sustentável e nas comunidades tradicionais
Mapa elenca atrativos do Litoral Norte (Foto: Jacques Funke/ NI)

Com foco no turismo sustentável do Litoral Norte e visando promover uma relação de respeito com o meio ambiente a partir da valorização das riquezas naturais e fortalecer a geração de renda para as comunidades tradicionais (caiçaras, indígenas e quilombolas), o Observatório Litoral Sustentável lançou o Mapa do Turismo Sustentável do Litoral Norte, no qual constam 87 atrativos turísticos nas quatro cidades.

Os pontos turísticos foram levantados durante reunião da Câmara Temática de Turismo Sustentável do Litoral Norte, instância de participação do Observatório. A apuração e checagem de informações sobre os locais foram feitas pela empresa Manufatura de Ideias, que categorizou os pontos de acordo com o Sistema de Inventariação Turística (Invtur), do Ministério do Turismo.

A virada do ano de 2016 começou atraindo cerca 1,5 milhão de turistas para as praias do Litoral Norte de São Paulo e, anualmente, a região recebe cerca de 5,5 milhões de visitantes, de acordo com estimativa das prefeituras de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

A moradora de Ilhabela Luana Acosta Cristo acha que existem pontos falhos na divulgação do turismo da região: "Temos muitas trilhas, cachoeiras e lugares especiais que não são divulgados pelas prefeituras. Com esse material, acredito que conseguiremos ampliar o número de turistas e garantir novas oportunidades de trabalho para os moradores”.

Mapa dos atrativos turísticos do litoral norte paulista

As atrações turísticas foram divididas em Atrativos Naturais (mergulho, mirante, observação de aves, observação de crustáceos, trilha/estrada/parque e turismo de aventura/ecoturismo); Atrativos Culturais (turismo cultural e gastronômico); Atividades Econômicas e/ou de Manejo (produtos da Mata Atlântica e maricultura ou vieiras), Esportes (esportes e eventos) e serviços (informações turísticas).

Do total de atrativos, 44 estão em São Sebastião (19 culturais, 16 naturais, 6 econômicos e/ou manejo e 3 esportivos); 20 em Ubatuba (8 naturais, 4 culturais, 4 esportivos, 2 econômicos e/ou manejo e 2 de serviços); 17 em Ilhabela (todos naturais) e 6 em Caraguatatuba (5 naturais e 1 cultural).

O mapa pode ser acessado livremente na internet pelo link: http://migre.me/tFxPZ

Confira a relação de atrativos turísticos em cada cidade

São Sebastião = 44
Atividades econômicas e/ou de manejo (6): Ranchos de Pesca; Fazenda de Vieira e Mexilhões; Fazenda de Mexilhões e Rancho de Pescadores.

Atrativos culturais (19): Reserva Indígena Ribeirão Silveira; Festa do Sagrado Coração de Jesus; Centro Histórico - Igreja Matriz; Capela São Gonçalo - Museu de Arte Sacra; Casa da Câmara e Cadeia; Sobrado Praia Hotel; Casa Esperança; Secretaria de Cultura e Turismo; Convento Nossa Senhora do Amparo; Atelier de Cerâmica Panelas de Barro; Sítio Arqueológico de São Francisco; Espaço Chão Caiçara; Atelier Nicinho Artesanato; Fazenda Santana; Festa de Sant'ana; Festa da Tainha; Ilha do Montão do Trigo; Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé e Festival do Camarão.

Atrativos naturais (16): Passeio de lancha para as ilhas; Mirante Barra do Una; Mirante da Cruz; Mirante de Guaeca; Mirante Maresias/Pauba; Mirante Praia de Maresias; APA - Baleia Sahy; Ilha dos Gatos; As Ilhas; Ilha das Couves; Ilha de Montão de Trigo; Trilha Água Branca; Trilha do Jatobá; Trilha Rio das Pedras; Praia Brava e APA Baleia Sahy 2.

Esportes (3): Passeio em rio de canoas canadenses, caiaques e Stand Up Paddle; Aula de Surf e Comida de Aventura.

Ubatuba = 20
Atividades econômicas e/ou de manejo (2): marisco/vieira e agrofloresta.

Atrativos culturais (4): Ruínas da Lagoinha; Ruínas do Presídio; Ruínas da Fazenda Bom Retiro; Casa da Farinha.

Atrativos naturais (8): Sítio Pró-Mata; Trilha Fluvial no Rio Fazenda; Trilha da Rendeira; Sertão do Cambucá; Trilha Sensorial; Trilha do Corisco; Poço do Rio Fazenda e Observação de Aves na Base Cambucá.

Esportes (4): Skiboard em Sununga; Rota da Casanga; Escalada no Costão Rochoso e Pista de Skate.

Serviços (2): Centro de Informações Turísticas na Secretaria de Turismo e Centro de Informações Turísticas na sede do Núcleo Picinguaba.

Ilhabela = 17
Atrativos naturais (17): Mirante do Siriuba; Trilha do Bonete; Estrada Parque de Castelhanos; Trilha da Cachoeira da Friagem; Trilha do Pico do Baepi; Trilha da Água Branca; Trilha da Cachoeira Pancada D'água (3 Tombos); Trilha da Cachoeira do Veloso; Trilha da Cachoeira do Gato; Praia do Bonete; Praia dos Castelhanos; Praia do Curral; Praia do Perequê; Praia do Jabaquara; Praia Ilha das Cabras; Ilha das Cabras; Arquipélago de Veloso.

Caraguatatuba = 6
Atrativo cultural (1): Festival do Camarão.

Atrativos naturais (5): Trilha do Mirante da Tropa; Trilha do Jequitibá; Trilha do Poção; Observação de Aves na Trilha dos Tropeiros e Parque Estadual da Serra do Mar.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário