Biblioteca de Ubatuba ganha centro de inclusão digital com 10 computadores

Escolas municipais também devem participar do projeto e receber novas máquinas
Biblioteca alia livros e computadores em Ubatuba (Foto: Divulgação)

A cidade de Ubatuba acaba de receber a instalação de um laboratório de inclusão digital nas dependências da Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, na Praça Treze de Maio – Centro. O projeto inclui 10 computadores com acesso livre à internet.

As máquinas podem ser utilizadas pela população durante o horário de expediente da biblioteca, de segunda à sexta-feira, das 8h15 às 17h45. Em todas os computadores foram instalados programas para contribuir com a disseminação do conhecimento, como jogos educacionais, cursos online, ferramentas de capacitação, softwares de edição gráfica entre outros.

A bibliotecária Keila Redondo conta que, além dos programas instalados, os computadores contêm uma série de links de pesquisa, como os de bibliotecas virtuais, além de livros gratuitos que podem ser lidos online. Eles contam ainda com web cam, que são um recurso adicional que contribui em atividades dos usuários, como a participação em cursos online e oficinas sobre encenações e animação de história em quadrinhos.

Ela destaca que o laboratório deve se tornar mais um atrativo e que o fluxo de pessoas na biblioteca vai aumentar. "Em 2015, foram cerca de 10 mil visitantes e seis mil consultas ao acervo. Vemos essa iniciativa como uma forma de mostrar que é possível ler o livro e também realizar a leitura online, de forma que a leitura digital complemente o livro e vice-versa".

Como parte dessa estratégia, serão promovidas, ainda, ações de incentivo nas escolas para que  as crianças façam a carteirinha da Biblioteca e frequentem o espaço.

A ação conta com apoio do Projeto CDI Bibliotecas, uma iniciativa do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation. A Prefeitura de Ubatuba inscreveu o projeto e foi um das 50 bibliotecas no Brasil contempladas com os computadores.

Também está prevista a instalação de 14 laboratórios de informática com internet para os alunos da Rede Municipal, o primeiro deles inaugurado na Escola Municipal Tancredo Neves. Além disso, o município já conta com unidades como a do Acessa SP na Fundart e o recém-inaugurado Acessa SP do Ipiranguinha.




Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário