Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que reunir 800 voluntários

Iniciativa ocorre há mais de 30 anos e atualmente atinge 114 países
Voluntários devem ir às praias relacionadas (Divulgação/PMC)

Este sábado (19) será agitado em pelo menos 23 praias de São Sebastião e Ubatuba com a realização de mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Os organizadores estivam que cerca de 800 voluntários devem participar das atividades. As ações estão previstas para começar a partir das 9h.

Em São Sebastião a iniciativa será realizada em 15 praias e 400 pessoas, entre moradores e visitantes foram ‘escaladas’.

Estudantes do Colégio Objetivo farão a limpeza da Praia do Porto Grande, na região central da cidade, a partir das 8h. Inserido no programa, o grupo ainda catalogará as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente.

Além do Porto Grande, também recebem ação as praias Enseada, Canto do Mar, São Francisco, rio da Reserva du Moulin, Praia Deserta, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Praias do Cabelo Gordo e Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Barra do Una, Jureia e Boraceia. A atividade no município será acompanhada pela Secretaria do Meio Ambiente.

Mutirão
Em Caraguatatuba, o mutirão de limpeza ocorre  no Porto Novo, Flecheiras, Palmeiras, Indaiá e Cocanha. O Rio Juqueriquerê e a Lagoa Azul, no Capricórnio, também terão ações alusivas à data.

A abertura oficial será às 9h, na Acalento, no Porto Novo. A iniciativa mobilizará diversos voluntários, entre servidores municipais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada, que vão recolher o lixo acumulado nas praias, rios, lagoas e mangues do município. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte adequado desses resíduos.

Em Caraguá, as ações relacionadas à data são realizadas pelas Secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Saúde, em conjunto com a ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê). 


A Sabesp doou 800 sacos de plásticos de lixo com capacidade para 100 litros e 100 pares de luvas de borracha para os voluntários que atuarão no mutirão de limpeza das praias da região. 

O Instituto Terra & Mar é o responsável pela coordenação do projeto no Ligtoral Norte. A oceanógrafa Shirley Pacheco de Souza, da instituição, explica que essa ação é realizada com grande sucesso há 14 anos e resultou no recolhimento de 1,5 tonelada de lixo em 2014.

“Este ano teremos 800 voluntários, que farão a limpeza das praias separando e catalogando os diferentes tipos de lixo. Além de ser um mutirão de limpeza, esta campanha é uma forma importante de conscientização, no sentido de educar a população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos”, ressaltou.

Há 30 anos a The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, promove em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias coletar o lixo depositado pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios. 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem tido uma participação crescente de voluntários, haja vista que em sua última edição 114 países e cerca de 600 mil voluntários contribuíram com seu trabalho neste esforço mundial. 
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário