Artesãs de Castelhanos expõem em São Paulo; obra homenageia Jean Gillon

Moradoras de Ilhabela reproduziram a famosa poltrona "Jangada” para mostra
Poltrona "Jangada" é original de 1968 (Foto: Divulgação)
Moradoras da comunidade tradicional de Castelhanos, em Ilhabela, participam da mostra “Navegando com Jean Gillon”, que acontece na galeria “Passado Composto Século XX”, em São Paulo e vai até o mês de outubro. As artesãs reproduziram a rede da famosa poltrona "Jangada", uma das peças mais premiadas do artista romeno, que se naturalizou brasileiro. A poltrona foi feita com a estrutura do assento em rede artesanal, no estilo das de pesca caiçaras, também feitas à mão no arquipélago.
A exposição acontece no bairro dos Jardins e reúne diversas obras do arquiteto e designer. Jean veio para o Brasil na década de 1950 e atuou nos campos do mobiliário moderno, tapeçaria, cenografia, pintura, desenho e escultura, até falecer em 2007. 
Em maio de 2013, representantes do “Projeto Mãos Caiçara”, promovido pelo Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade, estiveram presentes no 1° Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que aconteceu em La Paz, na Bolívia,  com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário