Festa centenária de São Pedro é neste fim de semana em Ilhabela


Procissão marítima, quermesse e apresentações culturais marcam o encontro

Festa de São Pedro tem mais de um século (Foto: Divulgação)

A tradicional Festa de São Pedro acontece, em Ilhabela, neste final de semana, nos bairros da Vila e São Pedro. A festa existe no arquipélago há mais de um século e conta com a famosa procissão marítima, na qual os pescadores agradecem seu Santo Protetor. Há também quermesse e apresentações musicais e teatrais.


A programação tem início na sexta-feira (26), às 19h30, com a Santa Missa, na Igreja Matriz, na Vila. Após isso, os fiéis levarão o mastro de São Pedro até o local da quermesse, próximo à Câmara Municipal.


No sábado (27), às 20h, terá início a quermesse com as barracas típicas e a apresentação da “Quadrilha Junina” com o grupo “Melhor Idade em Ação”, também na Vila e às 9h30 de domingo (28) haverá a Missa Campal, seguida da procissão marítima com saída no píer da Vila. Para encerrar o evento, o Grupo Raízes de Ilhabela faz sua apresentação com canções típicas caiçaras.


Festa no bairro São Pedro
Na região sul da cidade, a festa será realizada na pracinha do bairro São Pedro. Nos dias 26, 27 e 28 haverá o tríduo em louvor a São Pedro. Já no domingo, a partir das 20h, tem a quermesse com barracas típicas e às 21h, show de forró com o Trio Luar.

A história 
A tradição da procissão marítima nasceu de uma promessa antiga, feita por um pescador já falecido, Sr. João S. Carvalho, de enfeitar os barcos todos os anos com bandeirinhas coloridas de papel de seda para agradecer se padroeiro. Sua filha D. Alice Carvalho, comerciante em Ilhabela, mantém até hoje a promessa feita por seu pai e se encarrega da ornamentação dos barcos

Durante muito tempo, a procissão era acompanhada por grande queima de fogos de artifícios, o que acabou sendo proibida por questão de segurança. Mas o costume de decorar as embarcações continua, tanto os barcos pesqueiros como os de turismo são ornamentados e há um júri que premia os mais enfeitados.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário