Governo fecha Posto da Anvisa em S.Sebastião; sindicato planeja manifestação

Trabalhadores acreditam que unidade é de importância vital para controle de doenças
Porto de São Sebastião (Foto: Divulgação)

Por Acácio Gomes

Um ato público será realizado na próxima sexta-feira (12), a partir das 10h30, na Avenida da Balsa (Antônio Januário do Nascimento), no centro de São Sebastião, contra o fechamento do Posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela fiscalização de navios que atracam no Porto da cidade e circulam pelo canal.

O movimento será organizado pelo Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo). Segundo a entidade sindical, o esvaziamento de funcionários tem obrigado o fechamento de postos. Porém, eles entendem que algumas unidades são de vital importância no controle de navios.

Entre elas, de acordo com o Sinsprev, a unidade do Porto de São Sebastião, visto que diariamente navios passam chegam ao canal vindos de regiões onde foram registrados casos de ebola, como a Nigéria, por exemplo. 

O anúncio do fechamento do Posto foi feito em 30 de março, após publicação de portaria. Com a decisão, os dois funcionários serão transferidos, um para o Aeroporto de Guarulhos, e o outro para o Porto de Santos.

Segundo informações, a fiscalização da chegada e partida de navios no Porto e no Canal de São Sebastião agora será feita pelo Posto Avançado de Santos.

A discussão sobre o fechamento começou em 2011 e o Posto de São Sebastião chegou a ter seis funcionários, porém há dois anos só trabalha com dois.


Conforme apurou o site Nova Imprensa, o Posto da Anvisa em São Sebastião já estará fechado a partir da próxima segunda-feira (15). Procurada, a Anvisa não se manifestou sobre o assunto.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário