Com 50 anos, Festa de Santo Antônio será neste sábado, em Ilhabela

Além das comemorações religiosas, haverá quermesse e shows


A igreja da comunidade fica em frente à praia (Foto: Divulgação)
Por Daniela Malara Rossi

A comunidade caiçara de Ilhabela realiza mais uma festa em homenagem ao Dia de Santo Antônio, neste sábado (13), a partir das 19h30, na Praia do Portinho, sul da ilha. Haverá procissão, missa, quermesse e atrações musicais, além do tradicional leilão. Após os rituais religiosos, acontece o show da Orquestra Jovem de Ilhabela e depois, a banda de forró local, Trio Luar, sobe ao palco. Também haverá sorteios de prêmios para os presentes, em meio às tradicionais barracas de comida e jogos.

Esta é uma das principais manifestações populares da região sul, com mais de 50 anos de história, e acontece sempre no segundo fim de semana do mês de junho. A capela de Santo Antônio, na Praça do Portinho, foi construída pelas mãos dos caiçaras, que também doaram o terreno para a igreja. A construção é antiga e desperta a atenção de turistas que visitam a cidade, por estar localizada bem em frente à praia.

De acordo com Elias Santana, 64 anos, a festa é uma tradição muito importante para os caiçaras locais. "Vou à festa da pracinha em homenagem a Santo Antônio desde criança e os moradores do bairro sempre contribuem e se divertem muito".

Ele conta também que antigamente não existia a praça e a capela era pé na areia. "O local traz muitas recordações para toda uma geração que brincava ali. Me lembro muito bem de um chapéu de sol, onde subíamos num galho grosso e fazíamos competição de quem pulava mais longe na areia que o mar depositava ao pé da árvore.  Sinto saudades desse pedaço de chão ainda sem a interferência humana", disse Elias.

O evento é organizado pela comunidade católica do bairro e pela Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, com apoio da prefeitura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). A entrada é franca.
 
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário