CURTAS: Falta de vereadores trava andamento de projetos

Quórum
Os vereadores de São Sebastião se reúnem uma vez por semana para debater projetos e requerimentos. Até aí nenhuma novidade, porém, nesta semana pelo menos nove projetos não foram votados por falta de quórum. Faltaram à sessão dois vereadores: Marcos Tenório (PSC) e Ernaninho Primazi (PSC). Outros três foram, mas saíram nem na metade da sessão: José Reis (PSB), Jair Pires (PSDB) e Simei Ferreira (SD). Ficaram no plenário apenas o presidente Luiz Antônio Barroso, o Coringa (PSD), Marco Fully (PP), Ercílio de Souza (SD), Onofre Neto (PHS), Reinaldinho Moreira (PSDB), Edvaldo Teimoso (PSB) e Gleivison Gaspar, o Professor Gleivison (PMDB) – no caso de quem vai e participa da sessão recebe pelo dia.

Projetos
Entre os projetos que não foram votados estavam o do vereador Ernaninho, que torna obrigatório a instalação de biombos nas agências bancárias e nos postos financeiros. O outro projeto é do vereador Professor Gleivison, que institui a plataforma virtual para acompanhamento das obras públicas.

Supersalários
Como noticiado recentemente pelo Nova Imprensa, o desconto e o ajuste dos salários dos servidores da Câmara de São Sebastião - afetados pela determinação do TCE que apontou supostas irregularidades em incorporações - só deve acontecer em 90 dias, ou seja, na folha de pagamento de agosto.

Comissionados
O que deve mudar um pouco é a questão do corte dos comissionados do Legislativo sebastianense, que só deve ocorrer quando o caso dos supersalários começar a ser resolvido, embora o presidente Coringa tenha admitido que precisa reduzir em pelo menos R$ 180 mil a folha de pagamento, que hoje gira em torno de R$ 1,080 milhão por mês.

União
O comentário desta semana na Câmara de São Sebastião é a possível união dos vereadores para que saia em consenso dois nomes para a disputa do pleito em 2016. Os nomes seriam, respectivamente, pré-candidatos a prefeito e vice numa chapa legislativa. No grupo, três nomes seriam favoritos: Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa (PSD), José Reis (PSB) e o Professor Gleivison (PMDB). A articulação teria de ser forte, pois entre os parlamentares estariam membros da situação e dois grupos diferentes de oposição.

Suplência
Está cada vez mais forte o nome do vereador Edvaldo Teimoso (PSB) para assumir a Secretaria de Esportes de São Sebastião. A discussão agora seria quem vai assumir sua vaga na Câmara. Os suplentes Maurício Bardusco, o Maurício do Canto do Mar (PPS), e Amilton Pacheco (PSB) tiveram o mesmo número de votos na última eleição: 635. Pela lei eleitoral em caso de empate, assume o candidato mais velho, no caso Maurício.

Assume?
Mas comenta-se que Maurício assumiria se tivesse algumas parcerias com a atual administração, o que estaria complicando a relação. Se ele negar, quem assume é o vereador Amilton Pacheco. O certo é que se Maurício assumir a cadeira vai ter boas indicações, afinal foi ele quem denunciou lá atrás o caso dos supersalários da Câmara.

Festa
Em relação à Teimoso, o comentário é que já tem festa marcada pra quando o vereador assumir a pasta do Esporte. Depois da festa é esperar que ele consiga dar mais força para a secretaria.

(Foto: PMI/Divulgação)
Lona Preta
O Circuito Cultural Paulista promoverá “O Concerto da Lona Preta”, às 21h desta sexta-feira (29), na Vila, em Ilhabela. Inspirados na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular, cinco palhaços músicos executam um concerto com arranjos musicais baseados em manifestações populares, eruditas e popularescas, com muito bom humor. A direção é de Sérgio Carozzi.

Radar
Parece que agora a velocidade permitida no trecho onde está o radar de Ilhabela foi definida. As marcas que indicavam 30 Km/h na pista foram apagadas e uma placa de 40 Km/h foi colocada antes do equipamento. O radar fica na região sul do arquipélago, próximo à Praia do Julião.

(Foto: PMU/Divulgação)
Boas Ondas
As previsões indicam "1 metrão" de ondas para a abertura do Ubatuba Pro Surf, nesta sexta-feira (29). As disputas acontecem na Praia Grande e os gráficos indicam que uma potente ondulação do quadrante sul deve atingir a região. No sábado, o mar mantém praticamente o mesmo tamanho e as séries permanecem na casa de 1 metro, talvez um pouco maiores. Já no domingo, o swell perde intensidade, com estimativas de valas de meio metro para as baterias decisivas.

Cultura Japonesa
O 8º Festival de Cultura Japonesa de Ubatuba deve acontecer entre os dias 4 e 7 de junho na Praça de Eventos, região central. A expectativa é reunir cerca de 10 mil visitantes, que poderão conferir apresentações tradicionais e apreciar variedades da culinária japonesa.

(Imagem: PMI/Divulgação)
Sardinha e Música
Acontece neste final de semana, o 5º Festival da Sardinha de Ilhabela, na Praia de Santa Tereza, próxima à Vila. Além da tradicional sardinha na brasa e outros pratos à base do pescado, o público vai conferir shows musicais. No sábado (30), às 15h, tem a banda “Sacode a Poeira” e às 20h a dupla sertaneja Nako e Rafael. Já no domingo (31), às 15h, o cantor e compositor Peleco sobe ao palco com muita MPB e interpretações de Cazuza. Às 20h,  a dupla sertaneja Roger & Rogério fecha a programação.

Audiência Pública
A Prefeitura de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (2), às 18h30, uma audiência pública para apresentação do “Plano de Reurbanização do Saco da Capela e Antigo Campo de Aviação”. De acordo com o secretário de Obras e Planejamento, Guilherme Galvão, o objetivo é fortalecer a região, que é conhecida por sua gastronomia e hotelaria. O encontro acontece na escola Mércia do Nascimento Dias, Rua Ubatuba, 280, no bairro Saco da Capela.

(Foto: PMI/Divulgação)
Semana da Vela
Estão abertas as inscrições para 42ª Semana Internacional da Vela de Ilhabela. O evento acontece entre os dias 4 e 11 de julho e a categoria "Bico de Proa" está de volta. As tripulações interessadas devem se cadastrar até o dia 1º de julho pelo site www.ilhabelasw.com.br/inscricoes e podem aproveitar o período de desconto até o dia 15 de junho.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário